Medalha de Ouro no III Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas com Nomes Qualificados, edição de 2014
Numa organização conjunta da Qualifica – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses – e do CNEMA – Centro Nacional de Exposições de Santarém – decorreu no passado dia 8 de abril o III Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas com Nomes Qualificados.
À semelhança das anteriores edições, a Carne Barrosã – DOP conquistou a Medalha de Ouro, máxima distinção atribuída, quer no concurso de carne, quer no concurso de hambúrgueres.
Mais uma vez o exigente júri premiou a excelência da qualidade da Carne Barrosã o que traduz, de forma inequívoca, o expoente máximo da conjugação perfeita do património genético da raça Barrosã, do maneio produtivo em perfeito respeito pelo bem estar animal, da alimentação natural dos animais e do cumprimento das mais avançadas tecnologias de abate e processamento da carne que permitem optimizar as suas qualidades, garantir a rastreabilidade e a segurança alimentar.
A conquista de mais estes importantes prémios é, sem duvida, um incentivo para o Agrupamento de Produtores de Carne Barrosã, enquanto representante das centenas de produtores que labutam diariamente na criação desta raça autóctone de reconhecido mérito nacional e internacional.
Na verdade, esta distinção é-lhes inteiramente dedicada uma vez que na difícil conjuntura económica que vivemos ainda há quem estoicamente resista, apesar do parco retorno económico e da agressividade do mercado concorrencial vocacionado para o preço, em detrimento da qualidade.
Para com todos eles temos uma divida de gratidão pelo seu contributo na preservação do nosso património genético e na manutenção da biodiversidade, pela preservação da paisagem montanhesa e pela sustentabilidade da economia rural das regiões de produção.
A entrega das medalhas irá decorrer em Santarém, em junho próximo, no decurso da Feira Nacional de Agricultura.